REDES SOCIAIS, COMPARTILHE ...

Prefeitura de Santana de Parnaíba realiza mutirão de castração de cães e gatos

Além das cirurgias, os animais receberam ainda um microchip de identificação 

O procedimento leva no máximo cinco minutos, entre anestesia e cirurgia.

O procedimento leva no máximo cinco minutos, entre anestesia e cirurgia.


A Prefeitura de Santana de Parnaíba, por intermédio da Secretaria de Saúde, realizou no ultimo dia, (28/11), no Ville Sport Show, mais um mutirão de castração animal. Esta ação de saúde pública visa fazer um maior controle do número de animais existentes no município, impedindo o aumento de animais abandonados na cidade.
Por meio de um cadastro realizado pelo Departamento de Zoonoses do município, é comunicado aos moradores a data, horário e local onde será realizada a castração. Ao todo foram castrados gratuitamente cerca de 150 animais, entre cães e gatos. Novidade, além da castração, os animais receberam ainda um microchip de identificação que é inserido sobre a pele do animal.
Para realização desta ação, foi utilizado o ônibus móvel de saúde de Sorocaba no local para auxiliar no mutirão. O procedimento leva no máximo cinco minutos, entre anestesia e cirurgia. Há também uma avaliação prévia para verificar se o animal está apto a realizar a cirurgia, já que, animais que estão com problemas de saúde, como anemia ou febre, não podem fazer a castração. No final do procedimento, os donos dos animais receberam um certificado contendo o número do chip do seu animal, além do comprovante de castração.
 “Durante o procedimento cirúrgico, nós inserimos este microchip no animal, que possui um código para evitar que o animal se perca ou seja abandonado, ajudando a identificar os seus donos. Está em estudo a criação de uma lei, que existe em algumas cidades, chamada de posse responsável, onde os animais encontrados nas ruas, os seus donos sejam multados por abandono”, explicou o veterinário Ricardo Souza, que atua a cinco anos na área de castração.
A moradora do Centro Histórico, Vera Lúcia, levou a sua gata para fazer a castração, “Acho esta ação maravilhosa, pois evita que mais animais fiquem abandonados nas ruas, surgindo mais filhotes sem controle, pois os donos não querem criar os filhotes, que acabam abandonados,” falou.
Moradora do Refúgio dos Bandeirantes, Taís Regina, aprova esta ação que visa eliminar o número de animais abandonados na cidade, “A castração é fundamental, porque senão é feito, aumenta o número de cachorros e gatos na rua. Esta ação nunca foi realizada aqui em nosso bairro e fico feliz que a prefeitura esteja de olho neste caso que tem sido um problema e ninguém tomava providência. É um trabalho que deve continuar para bem dos animais da cidade”, finaliza.
Ao longo do ano, foram realizados doze mutirões de castração em vários bairros do município. Ao todo foram atendidos cerca 2400 animais que foram castrados e identificados.
Para incluir seu animal nos mutirões de castração, o morador deve se dirigir ao Departamento de Zoonoses, localizado na Estrada Bela Vista, 231 no bairro da Vila Velha com seu RG, CPF e Comprovante de Residência, informando o número e o tipo de animal a ser castrado. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4154-6889.

Créditos:
Fotos: Linda Marinho
Texto: Renato Menezes MTB nº 54.101
Mutirão de Castração: Nesta quinta-feira (28/11) no Ville Sport Show cerca de 150 cães e gatos foram castrados. Neste ano a prefeitura realizou 12 mutirões com 2400 animais castrados.

Comentários

NOSSAS REDES SOCIAIS, SIGA

COPA DO MUNDO | Rasta News | Brasil Paralelo

A origem obscura da Black Friday | Insight BP